Crescer a uma velocidade muito rápida pode ser prejudicial a sua empresa se não for acompanhada de uma boa gestão contábil. Com isso, confira inicialmente os três passos que podem evitar com que o crescimento, que é algo bom, seja uma pedra no sapato e lhe traga problemas.
Pense a longo prazo e decida o que você quer realizar num período determinado de tempo. É bom que a sua empresa tenha perspectiva de futuro realista, conforme o processo de gestão contábil, dentro dos dias, meses e anos por vir. Com isso, a sua empresa pode ir em direção ao crescimento de forma gradativa.
Mantenha seu orçamento
Controle de saída e entrada de gastos através da gestão contábil que vai construir todo planejamento orçamentário da empresa do ano posterior. Durante esse processo, a gestão contábil vai estudar o orçamento da empresa, contando excesso e faltas da empresa em seu controle financeiro.
Licencie o seu produto
Forma bastante efetiva e barata para que você promova a expansão da sua empresa. O licenciamento aponta-se como algo avesso ao sistema de franquia (o que não quer dizer que o sistema de franquia não valha a pena, mas a licença do seu produto posiciona-se como alternativa, caso esse não seja o seu desejo ou você não encontre empresários para franquear).
O sistema de licenciamento é bastante recomendado por especialistas financeiros, que entendem que essa ação é importante quando se tem uma empresa já consolidada.
Tenha uma rede de contatos ativa que vai ser capaz de te ajudar a trazer novos clientes e trabalhos. Além disso, permita que a Gestão Contábil de sua empresa analise os números antes de se aventurar em qualquer negócio.
O ideal é gerar valor para sua empresa e uma boa gestão vai ser capaz de avaliar os pontos fracos e fortes de seu empreendimento.
O mais importante é que essa é a forma mais efetiva e mais barata de expandir sua empresa, pois o planejamento bem feito é capaz de alcançar ótimos números.
Por fim, citamos algo que é fundamental nos dias atuais, a presença no mundo digital. Você pode expandir o seu negócio, sem precisar abrir franquias ou criar filiais, mas, sim, expandindo o seu negócio dentro do universo e-commerce, disponibilizando os seus produtos e serviços através da internet.
O mundo da internet é muito vasto para que você se mantenha apenas dentro de um contexto corporativo.